MODA FASHION

"Relíquia Brasileira:
Turmalina Paraíba"

Por Juliana de Queiroz
Designer de Jóias e Produtos

Em 1981, o mineiro Heitor Barbosa começou a cavar minas abandonadas num dos solos mais pobres do país, em São José da Batalha (Paraíba). Barbosa tinha o sentimento de que iria encontrar algo “completamente novo”. Cinco anos e meio depois de escavar o primeiro buraco em solo árido, teve os primeiros indícios de que poderia haver turmalinas nos túneis de até 60 metros de profundidade. Foi encontrado finalmente uma pedra que redefiniu o azul, a chamada turmalina Paraíba. Com o detalhe que a torna ainda mais preciosa, não existe em nenhum outro lugar do mundo.

Em 1989 foi o ano que foram descobertos as maiores Turmalinas Paraíbas, uma grande renovação no mundo gemológico já que a 300 anos não se encontravam uma nova pedra.
Anil Inédito - Da Amsterdam Sauer tem 15,25 quilates em turmalina Paraíba e 2,59 quilates em diamantes. Montado em platina custa R$ 1,170 milhão.
Encontrar uma pedra do tipo Paraíba esta longe de ser acontecimento corriqueiro. Aliás é raríssimo encontrar uma pedra desse tipo que pese mais de 20 gramas.
Com brilho, cor e luminosidade únicas, a turmalina Paraíba tornou-se febre entre admiradores e colecionadores.


Da joalheria Tiffany´s, o anel feito só sob encomenda não esta disponível no Brasil apesar da Turmalina ser brasileira. Seu custo é de U$$127 mil
Pingente é a jóias feita pela Tiffany´s mais cara com a Turmalina Paraíba. Peça única montada com 254 diamantes o equivalente a 3,5 quilates. O preço é de U$$ 248mil.
As peças mais exclusivas da atualidade levam a valiosíssima Turmalina Paraíba. Mais rara do que a maioria dos diamantes, a pedra está entre as dez gemas mais caras do mundo. Cada quilate chega a valer U$$ 50mil.

O Brasil se destaca por suas belas riquezas naturais, encontra-se em terrenos áridos e “sem vida” o que há de mais precioso no mundo.

Imagens e textos retirados da Revista Isto é Platinum

© Copyright Portal das Joias 2002/2009 - Todos os direitos reservados
|Política de Privacidade| |©Lei de direitos autorais|