DECORANDO SUA VITRINE

"A ÓTICA DO OLHAR"


Por Juliana de Queiroz
Designer de Jóias e Produtos
Envie seu e-mail com sugestões para:

judequeiroz@globo.com

Sejam Bem Vindos!
Estréia hoje, no Portal das Jóias, mais uma coluna, Decorando sua Vitrine, que vem trazendo a você, leitor, mais informações e curiosidades sobre o setor de merchandising visual, a venda da imagem.
Você sabia que a vitrine é responsável por 74% das vendas de uma loja?
Sabendo disso, cursos técnicos e profissionalizantes em todo o território nacional vêm se aprimorando para levar aos alunos, conteúdo e mais oportunidades no mercado de trabalho.



Com 4 andares de pura exposição, a fachada da loja de móveis Florense, em Ipanema no RJ, se impõe com enormes painéis de vidro e estruturas de concreto.



O showroom de 600m2 da loja de móveis, Atrium, propõe – se a funcionar como uma espécie de museu vivo, exibindo exposições de moradias.
O cliente encontra na loja uma variedade, desde clássicos produzidos em série até os lançamentos da última Feira.

No mundo da Vitrine, os conhecimentos de todos os elementos; comerciais e artísticos que envolvem a criação de sistemas de exposições comerciais são fundamentais para apresentarem as novas tendências; com isso o conteúdo inicial necessário para tal criação de uma vitrine é:

1.História da Vitrina
2.O que é Vitrinismo
3.Perfil do Vitrinista
4.Características das Vitrinas
5.Instalações Comerciais
6.Datas Comemorativas
7.Tipos de Comércio
8.Arquitetura da Vitrina
9.Simetria

10.Assimetria
11.Ferramentas
12.Forração
13.Como Expor as Mercadorias
14.Técnicas de Exposição
15.Importância da Iluminação
16.Noções de Cor
17.Pintura
18.Tipos de Papel
Ela se ergue num espaço de 3 andares, assim a imponente loja Empório Beraldin, grife de tapetes, tecidos, móveis e revestimentos troca os malls por Ipanema, um bairro núcleo de decoração.
Com uma proposta de introduzir um novo olhar de qualidade, inovação e sofisticação. La Lampe, hoje é uma referência nacional para decoradores, consumidores e arquitetos oferecendo a perspectiva de uma solução completa: projeto, produto e colocação.

O conceito, Vitrinismo, nada mais é do que o desenvolvimento de habilidades técnicas para compor cenários. Noções de marketing, merchandising, evolução e comunicação visual são um dos principais itens deste segmento.

Algumas dicas de como fazer de sua vitrine seu melhor cartão de visita:

1. Produtos bem expostos, com iluminação adequada, farão sua loja se destacar e atrair o consumidor;

2. Não transforme sua vitrine num ambiente poluído: mostrar "tudo" o que se tem na loja dificulta a visualização;

3. Atenção com os cartazes de ofertas, promoções condições de pagamento ou liquidação - é necessário discrição;

4. Não cometa alguns dos pecados mais freqüentes de uma vitrina mal arrumada:
A. Utilização de fio de nylon muito grosso, que pode ser visto de longe. O ideal é o 0,20 mm de espessura;
B. Mercadoria amarrotada;
C. Alfinetes aparecendo;
D. Luz mal direcionada;
E. Arremates mal feitos.

5. Mercadorias de qualidade diferente ou sem afinidade;

6. A montagem de uma vitrina exige um planejamento prévio, relacionado à definição do tema a ser desenvolvido e à seleção de mercadorias, cores a serem usadas e os materiais a serem empregados.

Com o tema volta às aulas, a loja se caracterizou com cenário “school bus”. Com uma Vitrine infanto-juvenil, para o inverno os elementos do vestuário dão a sensação de frio.
Misansene se auto caracteriza com roupas neutras e uma iluminação mais tênue. Objetos chaves e posições expressivas dos manequins formam a impressão outono para quem passa e vê esta vitrine assim montada.
Nas matérias a seguir, iremos abordar com mais enfoque cada tipo de vitrine, seus porquês e também mostraremos as novas tendências do mercado.
Até lá!


Fonte: Revista Veja Rio 14de junho de 2006
Imagens retiradas dos sites: www.faap.br, www.adoos.com.br,www.escolaartedesign.com.br Sites acessados em 16/06/2006

© Copyright Portal das Joias 2002/2005 - Todos os direitos reservados
|Política de Privacidade| |©Lei de direitos autorais|