Mês de maio... mês das mães... mês das noivas... mês da ESMERALDA...

Pois é... mês da esmeralda... Então vamos conhecer um pouco mais sobre esta linda e preciosa pedra neste mês, deixando felicidades a todas as mães e noivas do mês de maio!!!

Esmeralda era a deusa sagrada dos Incas. Antigamente esta pedra era dada às jovens como um talismã para ter proteção e dar facilidade na hora do parto. A gema também foi associada à deusa romana das florestas, Diana, protetora das mulheres jovens e padroeira dos partos, atribuindo-se às esmeraldas o dom de garantir um nascimento fácil. Os egípcios acreditavam que esta pedra estava associada à fertilidade e ao renascimento.
Vem de longe o fascínio que as esmeraldas exercem sobre as pessoas sensíveis e apaixonadas. Admirada a mais de quatro mil anos, a gema tem fama de avivar a inteligência e o coração, além de ser vista até hoje como guardiã do amor: diz a lenda que as esmeraldas perderiam a cor se um dos parceiros fosse infiel. Ela não só empresta seu nome às bodas de vinte anos de casamento, como simboliza o amor duradouro e sempre jovem.
Talvez por todos estes motivos a pedra esteja relacionada com a comemoração dos dias das mães e com o mês das noivas respectivamente...

Mas existem muitas LENDAS ainda sobre esta pedra:
Era a pedra que curava doenças dos olhos. Seus poderes terapêuticos começam pela cor verde, que possui propriedades calmantes e é apontada entre todas as cores como a que mais sensibiliza o olhar. Acreditava-se que seria possível aliviar ou até curar inflamações e infecções, bastando deixar uma esmeralda sobre os olhos dos pacientes.
Sonhar com esmeraldas significa futuro brilhante e renovação de antigas afeições.
Não é para menos que a esmeralda, identificada com o poder de renovação da natureza, seja cultuada há tanto tempo como um dos mais belos, valiosos e poderosos talismãs.

DESCOBERTA: As esmeraldas foram descobertas no Brasil em 1963. A partir de então o país vem produzindo mais esmeraldas do que qualquer outro e suas gemas são consideradas de altíssima qualidade. Os estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás são atualmente os maiores produtores.

LAPIDAÇÃO: Artesãos especializados na lapidação de esmeraldas podem ser encontrados principalmente no Brasil, Japão, na Índia, e em Israel. O trabalho demanda cuidados e habilidades especiais, em razão do alto valor da pedra bruta, e se faz muitas vezes em corte retangular conhecido como "Lapidação esmeralda".

BÁLSAMO: Segundo os povos orientais, as esmeraldas podiam aliviar ou curar muitos males. Além de ser usada em exorcirmos, era um bálsamo contra venenos de cobras e escorpiões, depurava o sangue, interrompia náuseas e removia qualquer sofrimento do corpo e da mente.

BOA SORTE: Astrólogos antigos dedicavam esmeraldas ao deus Mercúrio e a pedra era levada por viajantes e marinheiros como talismã especial para amaciar as estradas, acalmar os mares e trazer boa sorte às suas aventuras.

PATRIMÔNIO: Conhecidas por resistirem séculos nas profundezas dos ocenaos, até serem resgatadas por caçadores de tesouros naufragados, as esmeraldas podem ter durabilidade ilimitada, tornando-se um patrimônio prezado e admirado por gerações e gerações de uma mesma família. Espécies totalmente transparentes, de verde puro, são raríssimas, ocupam lugar de destaque no ranking de qualidade e podem ser mais valiosas do que diamantes. A esmeralda, assim como o berilo e a água-marinha, é do grupo do berilo e é a pedra mais nobre dele. O seu nome provém do grego "smaragdos", mas a origem provavelmente é do hindu antigo e significa "pedra verde".

JAZIDAS: As jazidas mais importantes de esmeralda estão na Colômbia. A melhor delas foi explorada pelos Incas e posteriormente abandonada. No séc XVII esta jazida foi redescoberta e possui esmeraldas de qualidade muito fina. Existem também jazidas no Brasil e no Zimbabue.

CUIDADOS: A esmeralda não deve ser utilizada em atividades como esportes, trabalhos de casa ou qualquer outra atividade onde a esmeralda possa receber pancadas. A esmeralda é uma pedra muito sensível a batidas fortes e riscos. Deve-se evitar também mudanças de temperatura repentinas.

Por Kátia Faggiani - Designer de Jóias
Kátia é nossa consultora para esta coluna:
http://www.portaldasjoias.com.br/consultoria.htm
Site:
http://www.katiafaggiani.com.br
E-mail: katia@katiafaggiani.com.br

 

© Copyright Portal das Joias 2002/2004 - Todos os direitos reservados
|Política de Privacidade| |©Lei de direitos autorais|s

perfilnet