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GRAVURA COM ÁGUA Imprimir E-mail

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Este mês convido a artista Californiana Lora Hart para compartilhar om os leitores Brasileiros uma técnica que ela domina com excelência e usa com freqüência. Lora é artista e professora na região de Los Angeles onde fundou o grupo New Metal Artists que faz parte do PMC Guild, já contribuiu para livros específicos sobre Metal Clay, escreve vários artigos sobre Metal Clay em geral, dentro dos quais vários sobre sua maneira de usar a gravura com água.
A técnica de gravura com água é uma outra maneira de criar textura e volume na superfície de Matal Clay. Ela é diferente da técnica de placas de fotopolimero para a impressão (ver Técnicas e Dicas de julho
e setembro 2007) pois se trabalha diretamente no metal clay seco e os traços são mais livres e “desenhados à mão” como poderão ver no pingente feito por Lora Hart aqui representado.
Agora deixo os leitores com uma grande artista. Boa Leitura !

CORROSAO ESTÉTICA
Textura em Metal Clay com Gravura com Água por Lora Hart
Existem muitos modos de aplicar uma textura original em Metal Clay. É possível gravar quimicamente uma parte de cobre ou latão com água forte; entalhar um desenho em uma placa de cerâmica plástica ou um bloco de borracha com cortadores de linóleo; usar o poder do sol para criar volume em uma chapa de foto polímero (PPP = Photopolymer
Plates - como já vimos nos artigos precedentes de julho e setembro de 2007; imprimir uma página inteira de imagens e envia-la para um serviço do tipo www.readystamps.com para um trabalho profissional sob borracha; usar pedaços de borracha para carimbos, ou a Gravura com Água.
A técnica de Gravura com Água permite criar um desenho realmente único diretamente sob metal clay seco usando instrumentos simples que você provavelmente encontrara na sua casa.
Uma mascara liquida, um pedaço de esponja e água é tudo que você precisa para gravar um desenho em PMC totalmente seco. O primeiro passo é o de decidir a forma que você gostaria para o objeto final.
Você pode praticar este método com um objeto achatado, plano, uma superfície côncava, uma miçanga ou até um anel. Para gravar com água somente um lado do objeto o ideal é estender o metal clay a uma espessura de 4 ou 5 cartas de baralho como guias de cada lado de um rolo (tubo liso). O “PMC Standard” (obs.: refere-se à primeira formula)
necessita de pelo menos 7 cartas de baralho para compensar a maior porcentagem de encolhimento. Se você desejar ir alèm dos limites e gravar com agua ambos os lados do objeto, melhor garantir o seu sucesso e usar pelo menos 6-7 cartas de baralho. Dependendo do desenho e o uso desejado, serao retiradas aproximadamente uma ou duas espessura de carta no processo. Começando com uma base fina demais, ou gravando com água profundamente demais afetara de a integridade do desenho final forma negativa.

COMO FAZER:
A gravura com água é possível com qualquer formula de Metal Clay – seja a Standard, PMC + ou PMC3, mas eu acho um pouco mais fácil com PMC+.As partes feitas com Metal Clay reciclado, re-hidratado podem desenvolver uma superfície “acidentada” e desigual - que pode ser interessante.

· Para fazer a base – estender, cortar e formar o metal clay. Você pode aplicar uma textura delicada às costas do objeto, como a impressão esqueleto de uma folha natural, ou uma folha de textura de latão de baixo relevo. Secar completamente, e em seguida lixar a superfície de assim como as bordas a perfeição. Qualquer falha deixada nesta etapa aparecerá no objeto final apos a queima.

· Eu gosto de esboçar um desenho em um pedaço de papel antes de começar. Desenhe um traçado da sua forma desejada e use um lápis para compor uma imagem agradável. Uma vez o desenho aperfeiçoado, transfira-o para o metal clay seco. Se uma parte do desenho não estiver do seu gosto, use uma borracha branca do tipo Staedler Mars
diretamente no metal clay para retira-lo e recomeçar o desenho. Não se incomode com excesso de traços ou manchas pois a grafite consome-se durante o processo de queima. O metal clay abaixo da mascara liquida permanecerá em alto relevo enquanto a superfície gravada será profunda – criando uma base perfeita para esmalte; ouro;
polímero (cerâmica plástica); resina ou pátina.

· Usando o seu material preferido, cubra as costas, bordas e dentro de buracos (se aplicável) com mascara liquida. Isto ajudará a proteger aquelas áreas da corrosão acidental. Conclua o processo passando a mascara por cima do seu esboço com um pincel extra-fino, ou outro tipo de aplicador, e deixe secar completamente antes de continuar.

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DICA: E bom Deixar a máscara liquida secar durante pelo menos uma hora, mas se você tiver o tempo, deixa-la secar mais tempo ou até uma noite inteira fará com que a mascara seja mais resistente e menos provável que ela se descole. Limpe os pinceis imediatamente antes de aplicar a mascara, use as pontas do dedo para restaurar o ponto aos
cabelos do pincel.

· Umedecendo uma pequena parte da esponja, ou um pincel acrílico quadrado, esfregar a área a ser gravada assim eliminando a parte exposta do metal clay. Se muita água for usada nesta etapa o metal clay amolecerá, transformando o objeto em uma pasta enquanto muito pouca água simplesmente não fará o trabalho. O segredo e descobrir a
quantidade ideal. Se ficar muito molhado, use uma toalha de papel por cima da superfície para absorver o excesso de água e secar totalmente antes da continuar. Enxágüe a esponja ou limpe o pincel ocasionalmente para retirar o excesso do material.

DICA: Alguns artistas gostam de usar uma esponja natural do mar.
Encontrei uma folha de esponja muito fina de supermercado que funciona muito bem para criar uma textura intencionalmente superficial e delicada. Experimente até encontrar algo que funciona para você. Use um pincel chato para acessar cantos apertados ou pequenos vãos como o interior de um círculo.

· Trabalhe lentamente e metodicamente deixando a esponja e água fazerem todo o trabalho, e não os seus músculos. Pressão demais pode tirar a máscara do lugar. Se isto acontecer deixe secar completamente, aplique a máscara novamente no mesmo lugar e deixe secar completamente antes de continuar.

· para criar uma gravura com maior variedade de dimensão, siga as direções acima para retirar só uma espessura de carta de baralho e deixe secar. Em seguida, aplique novos desenhos decorativos com a máscara nas áreas abertas do desenho e continue. As alturas diferentes acrescentarão um efeito 3-D interessante. A artista de metal clay,
Catherine Davies Paetz usa esta técnica como uma base para esmalte Champleve'.

· Uma vez o objeto terminado, e possível usar um pincel quadrado e bater ligeiramente no metal clay ainda úmido para criar um efeito levemente irregular na superfície gravada. Isto cria um contraste atraente para a área do desenho que foi protegido com a mascara. Para um aspecto totalmente liso, faça a ultima passada de esponja com um toque delicado e mão leve, e deixe secar. É possível inclusive lixar cuidadosamente dentro das áreas gravadas tomando cuidado para não esbarrar nas linhas criadas pela mascara liquida. Com cuidado, limpe qualquer resíduo de metal clay deixado sob a mascara. Às vezes esta camada muito fina de metal clay vai se fundir com o metal clay subjacente depois que a mascara queimar, criando imperfeições não desejadas. Queime seguindo as direções referentes ao tipo de metal
clay usado. Durante a queima haverá fumaça e um certo cheiro devido à queima do esmalte, por isso é importante uma boa ventilação.

MÉTODOS E MATERIAIS PARA MASCARA LIQUIDA :
Pessoalmente, jà usei tanto esmalte quanto tinta acrílica, mas prefiro usar esmalte de unhas. Você terá mais controle e será capaz de produzir uma linha mais fina e regular se você usar um pincel de ponta fina especialmente para aquarela (eu uso um pincel tamanho 18/0) ao invès do pincel grosso que vem com o esmalte. A tinta acrílica e o esmalte podem deixar um resíduo escuro depois da queima, mas isto pode ser facilmente eliminado com uma escova de metal, lixa para
metal, polidor à base de silicone ou qualquer combinação.

· Esmalte de unhas – Coloque algumas gotas de esmalte num Post-It ou pedaço de papel rascunho e use um pincel fino para aplicar a tinta.
Se você colocar tinta ou esmalte demais ou fora do desenho, simplesmente espere secar e use um estilete para raspar suavemente o excesso. O processo de gravura eliminara qualquer marca feita pela faca. Seque a mascara com uma fonte de calor bem leve como por exemplo um “coffee warmer” usado para esquentar xícara de café
Americano. O ideal e usar um esmalte novo, fresco e de cor escura.
· Tinta Acrílica – Aplique Liquitex {uma marca de tinta acrílica, outras podem naturalmente ser usadas} diretamente do tubo com um pincel extra fino para aquarela. Tome cuidado para não retirar a tinta enquanto você grava com água. Se a tinta acrilica começar a levantar, pare e deixe secar completamente. Aquecer a parte pintada com uma fonte de calor suave do tipo “coffee warmer” ou com um “queimavelas” antes de começar a gravar com água ajudará a diminuir esta
anomalia. Passe novamente por cima da linha pintada o quanto for necessário e continuar.
Michelle Ross, artista de reconhecida de cerâmica plástica e membro de
NewMetal Artists, grupo de Los Angeles e parte do PMC Guild, experimentou com os seguintes materiais e obteve resultados muito bons.
· Carimbo de Borracha - Carimbe uma imagem com tinta ordinária no metal clay seco e passe por cima com a tinta acrílica ou com esmalte.
· Papelão Brilhante - Use morre cortadores para papel com formas decorativas para criar formas que serão coladas no metal clay. A Michelle usou a cola Americana da marca “Zap A Gap”. Tome cuidado para não deixar cola sangrar fora do papelão ou aquela área atuará como mascara também.
Silkscreen - a pintura Acrílica também pode ser aplicada com um silkscreen. Para silkscreening, grave a tela no lugar por cima da folha seca de barro, expulse uma linha(fila) da pintura em cima do desenho e use um cartão de crédito ao rodo pela tela. Cuidadosamente levante em cima do silkscreen e coloque a parte em uma xícara de “coffee
warmer” para secar. Imediatamente coloque o silkscreen embebido da pintura sob água para limpa-lo.
· Transferência de Loção Tônica “Toner” - Encontre uma máquina do tipo Xérox que usa “toner” para criar a imagem desejada. Ponha a imagem de cima para baixo sobre o metal clay e faça a transferência esfregando o papel com cotonete molhado de acetona. Em seguida, passe por cima do desenho com a tinta acrílica ou esmalte.
· Cera de Abelhas - um Kistka, feito para ser usado na decoração de ovos de Páscoa Pysanky ucranianos, ou um instrumento de batik Tjanting podem ser usados junto com cera de abelha para aplicar linhas finas de mascara sobre metal clay. Sempre comece a linha da cera em uma superfície separada para evitar as gotas que normalmente
ocorrem no primeiro uso do instrumento. Ambos desses objetos existem em versões elétricas para aqueles preferem “alta tecnologia”.
· Miskit Liquid Frisket - é um tipo de máscara líquida à base de látex usada por artistas de aquarela. Embora seja em geral aplicado com um pincel, Michelle acha difícil retirar o látex das cerdas mesmo lavando o pincel imediatamente com sabão e água. Ao invés disso ela recomenda usar um estilete como um palito de dentes plástico ou uma agulha de
costura. Não use uma fonte de calor para secar/fixar este tipo de máscara. Deixe-o seco naturalmente ao ar livre.
· Cera - Amaco ou a cera Mayco, um método tentado e aprovado por ceramistas, são fáceis aplicar com um pincel. A marca Jacquard vende o produto em tubo de 1 oz. (aproximadamente 28 g) com uma ponta de .5 mm. Como estas são ceras à base de água, o pincel pode ser limpado com água morna. Não use uma fonte de calor para “secar”/fixar este tipo de mascara, se você fizer ela vai derreter ! Deixe a cera secar naturalmente durante pelo menos uma hora.

ONDE ENCONTRAR MATERIAIS :
Kistka with Bees Wax - www.Ukrainianegg.com/frontpg.htm OR www.babsbeeswax.com/catalog
Tjanting batik tool - www.dickblick.com/zz649/04/
Amaco Wax - www.DickBlick.com
Mayco Wax - www.WholeLottaWhimsy.com
Miskit Liquid Frisket - www.misterart.com/
PhotoEZ Silk Screens - www.photoezsilkscreen.com/

Jacquard squeeze bottle - www.jacquardproducts.com/products/accessories/

LER MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Step By Step Beads, September/October 2006 - Butterfly Bead, Easy
Etched PMC Bead by Lora Hart Art Jewelry Magazine, September 2006 - Water Works by Catherine Davies Paetz
Agradeço a Lora Hart pela sua generosa participação e contribuição. As imagens e texto desta coluna são de propriedade da artista. Estão proibidas cópias e qualquer utilização deste material em outros sites ou outro material impresso sem autorização da proprietária
Para ver outras obras da artista, seu site : ww.lorahart.com

 
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